POSICIONAMENTO | VETO PARCIAL AO PL 1179/20

Posicionamento sobre o Capítulo XI do Projeto de Lei 1179/2020

A Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O), entidade que reúne startups de mobilidade urbana e delivery de todo o país, vem publicamente se manifestar pelo veto ao Capítulo XI do Projeto de Lei 1.179 de 2020, aprovado no Senado Federal no último dia 20 de maio e pendente de sanção do Presidente da República.

O texto visa obrigar que as empresas de intermediação de transporte privado de passageiros e entregas por aplicativo reduzam em 15% o valor da taxa cobrada pelo serviço de intermediação de viagens e entregas, sem a possibilidade de ajuste dos preços em função desse corte, até 30 de outubro.

Ainda que seja nobre a intenção dos senadores, essa exigência, é intervenção inconstitucional e criará enorme insegurança jurídica no ambiente de negócios para startups e novas tecnologias no Brasil, prejudicando diretamente as plataformas digitais e todos aqueles de alguma forma vinculados a esse setor, que têm se mostrado uma importante ferramenta no combate à pandemia, ao desestimular as aglomerações e a circulação de pessoas.

Inconstitucionalidade – Ao limitar o valor da remuneração das empresas pelos serviços de intermediação e interferir na definição do preço impedindo a recomposição, a medida afeta a equação de custos do serviço e viola o pleno exercício da atividade econômica, garantido pela Constituição Federal. Além disso, a imposição do ônus financeiro às empresas se assemelha à uma forma inominada de tributação, agravada pela impossibilidade de repasse ao valor dos serviços, o que reforça a inconstitucionalidade do texto, tanto em sua forma, como em seu conteúdo.

Desequilíbrio comercial – Ao aplicar a mesma restrição a empresas com estruturas e estratégias comerciais diversas, a medida vai prejudicar desproporcionalmente as startups, pequenas e médias empresas com menor capacidade de absorção do corte abrupto e arbitrário das receitas, aprofundando os efeitos da crise para essas plataformas e estimulando a concentração do mercado.

Instabilidade econômica – Ao estimular a quebra de contratos, com regras arbitrárias que impõe ônus descabidos aos negócios e às regras contratuais vigentes, a medida abre um precedente extremamente danoso para a economia brasileira, como tem alertado o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Ineficácia da medida – Não bastassem todos os efeitos colaterais indesejados da medida, ela não resolve, nem sequer ataca, o principal problema a afetar a renda dos parceiros dos aplicativos: a falta de demanda. Como é notório, as restrições à circulação de pessoas e o fechamento de empresas reduziu a necessidade de viagens e a contratação de serviços fora das residências, com impacto direto na renda.

O setor tem feito tudo o que está ao seu alcance para minimizar o risco e amparar esses trabalhadores essenciais. Já anunciamos a criação de fundos de proteção, ofertas de auxílio financeiro, suporte médico, além do fornecimento dos itens básicos de proteção, como máscaras, álcool em gel e luvas. O projeto coloca em risco tais ações ao eliminar arbitrariamente a receita ainda disponível às empresas e poderá resultar no efeito contrário ao desejado.

Diante de todo o exposto, a ABO2O se manifesta enfaticamente pelo veto parcial do Projeto de Lei 1.179 de 2020, com a supressão do seu Capítulo XI, em especial o art. 17.

RELACIONADOS

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo digital? O Digitalize Podcast recebe os principais C-levels do país!

ESTATUTO

Lorem ipsum pellentesque vitae class dapibus vivamus velit orci, cursus etiam duis purus pulvinar suspendisse feugiat risus, aenean platea purus ligula eget etiam sollicitudin. nullam vitae pulvinar mi risus cubilia tempus, vel vulputate condimentum diam velit erat quam, fames magna tellus non rhoncus. per vivamus magna aliquam justo fringilla sagittis mattis quisque, mi potenti convallis tellus imperdiet praesent nulla, scelerisque proin ligula vitae pulvinar at etiam. curae duis eu ut scelerisque ultrices magna pretium ullamcorper, quam cubilia molestie primis aliquam ad venenatis augue phasellus, consequat potenti curabitur cras nullam torquent molestie.

Desenvolvida e mentorada por membros do Movimento Inovação Digital, a Universidade Digitalize reúne as principais empresas digitais para te ensinar o passo a passo da digitalização do seu negócio. Se você quer aprender a vender um produto ou serviço em sites, redes sociais e aplicativos, seu lugar é aqui. Acesse materiais e aulas elaborados pelos líderes do ecossistema digital.