Novo comitê foca em boas práticas para a melhoria da digitalização e transparência dos dados abertos no Brasil

O novo Comitê de Dados Abertos e Digitalização tem como principal objetivo formar repositório de conhecimento e boas práticas para a melhoria da digitalização e transparência dos dados abertos e processos públicos no Brasil. O Comitê será liderado por Luisa Feyo, que atualmente ocupa o cargo de Public Policy Manager da Quicko. “Vamos contribuir e promover o debate regulatório para consolidar o uso de dados abertos e digitalização na esfera governamental, além de apoiar a elaboração de políticas públicas que tragam tração à inovação na realidade brasileira”, disse.

 

O Brasil recebeu recentemente o título de 7ª nação mais digitalizada do mundo e têm, na sua estrutura organizacional, uma secretaria destinada exclusivamente para promover essa bandeira como pilar para políticas públicas de desenvolvimento. No entanto, segundo Luisa, ainda existe um longo caminho para que o setor governamental incorpore efetivamente os princípios da inovação.

 

Luisa Feyo“A digitalização de processos e atividades governamentais é extremamente relevante para o aumento da eficiência da máquina pública e para a promoção de novas soluções que atendam cada vez melhor os cidadãos. A abertura de dados públicos governamentais promove não apenas a transparência, mas também oferece às empresas e organizações não governamentais insumos para a proposição de novas soluções em estruturas que fomentem a inovação no atendimento ao público (principalmente quando se tratar de serviços públicos)”.

 

Luisa acredita que apoiar o setor público na transformação digital e na abertura de dados é extremamente positivo para empresas de inovação, pois incentiva a competitividade e o empreendedorismo, além de abrir novas possibilidades de negócios.

 

 

Abaixo, alguns dos principais tópicos que serão debatidos no Comitê:

* Dados abertos e digitalização dos sistemas e serviços públicos;

* Boas práticas e iniciativas internacionais de abertura de dados e digitalização governamental;

* Políticas públicas que promovam a acessibilidade e universalização para a digitalização e transparência dos processos e informações públicas;

* Participação e parceria do setor privado para a inovação e surgimento de soluções para a população e poder público;

* Problemas mais comuns dos mercados que podem ser impulsionados pela abertura de dados e pela digitalização de serviços e processos públicos

* Ampliação do diálogo com opinião pública sobre a importância da abertura de dados e digitalização para a sociedade

* Temas abordados: Transporte e mobilidade; Juntas Comerciais; Compra e venda de imóveis; Dados públicos de saúde/Saneamento; Segurança e background checking; entre outros.

 

De acordo com a líder do Comitê, a intenção é atuar com quatro frentes de ação:

 

Engajamento

– Eleições políticas para o pleito em 2022 (federal/estados)

– Projetos de Lei em tramitação e regulamentações. Exemplo: discussão, posicionamento e aprovação do PL 7804/14 (Política Nacional de Dados Abertos) e Regulamentação do Marco das Startups;

 

Materiais técnicos e conteúdo:

– Guia transversal de melhores práticas na digitalização dos serviços públicos

Position Paper: Digitalização e Transparência como elementos de eficiência, competitividade e combate à corrupção;

 

Evento

– Onde a digitalização pode alavancar o atendimento ao cidadão-cliente?

 

Mídia

– Promoção do debate na imprensa e mídia sobre a importância da abertura de dados públicos e digitalização governamental da perspectiva do consumidor

 

Luisa Feyo Guimarães Peixoto é Gerente de Políticas Públicas e Especialista em Mobilidade na Quicko. Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com Mestrado em Transporte e Planejamento de Cidades pela UCL, em Londres, Luisa possui experiência na elaboração de políticas públicas de mobilidade atuando como urbanista na Prefeitura Municipal de Juiz de Fora e como Analista de Desenvolvimento Urbano na WRI Brasil.

RELACIONADOS

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo digital? O Digitalize Podcast recebe os principais C-levels do país!

ESTATUTO

Lorem ipsum pellentesque vitae class dapibus vivamus velit orci, cursus etiam duis purus pulvinar suspendisse feugiat risus, aenean platea purus ligula eget etiam sollicitudin. nullam vitae pulvinar mi risus cubilia tempus, vel vulputate condimentum diam velit erat quam, fames magna tellus non rhoncus. per vivamus magna aliquam justo fringilla sagittis mattis quisque, mi potenti convallis tellus imperdiet praesent nulla, scelerisque proin ligula vitae pulvinar at etiam. curae duis eu ut scelerisque ultrices magna pretium ullamcorper, quam cubilia molestie primis aliquam ad venenatis augue phasellus, consequat potenti curabitur cras nullam torquent molestie.

Desenvolvida e mentorada por membros do Movimento Inovação Digital, a Universidade Digitalize reúne as principais empresas digitais para te ensinar o passo a passo da digitalização do seu negócio. Se você quer aprender a vender um produto ou serviço em sites, redes sociais e aplicativos, seu lugar é aqui. Acesse materiais e aulas elaborados pelos líderes do ecossistema digital.