A Provu, fintech especializada em pagamento parcelado sem cartão, agora é a mais nova mantenedora da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O). A empresa, que visa facilitar o acesso ao crédito para os brasileiros, oferece um crediário digital para lojas físicas e online, o Provu Parcelado. Com ele, empreendedores conseguem realizar vendas parceladas sem cartão de crédito de maneira segura, enquanto os consumidores conquistam poder de compra e podem pagar em parcelas, sem depender de cartões ou conta em banco.
O crediário tradicional é um meio de pagamento bastante conhecido pelos brasileiros. Agora, a Provu está levando esse serviço de forma pioneira para os canais digitais, o que facilita a vida de consumidores e lojistas: segundo pesquisa feita pela empresa, 60% dos consumidores que optaram pelo meio de pagamento não possuíam cartão de crédito ou limite para grandes compras. Além disso, cerca de 34 milhões de pessoas são desbancarizadas no Brasil, ou seja, não possuem acesso a formas de pagamento parceladas e tampouco ao massivamente utilizado PIX.
Mas não é só o Brasil que está se beneficiando desse modelo de pagamento. O crediário se tornou mundialmente conhecido como ‘Compre agora, Pague depois’ (do inglês ‘Buy Now, Pay Later’, ou BNPL), acelerado principalmente pelas necessidades impostas durante a pandemia. Nos Estados Unidos, um dos países onde o meio de pagamento está em ascensão, atualmente, cerca de 40% dos consumidores que usam serviço de BNPL o fazem para evitar o pagamento de juros de cartão de crédito, segundo pesquisa feita pelo The Motley Fool.
“Apesar de existirem vários meios de pagamento, esses ainda são limitados para uma parcela considerável da população. Por isso temos visto uma adesão muito grande ao Provu Parcelado. Pessoas que não tinham opção de consumo online ou tinham que buscar meios para fazer isso agora têm como parcelar mesmo que não possuam cartão ou conta em banco”, conta Marcelo Ramalho, CEO da Provu. “Além disso, o produto permite que o varejista efetivamente aumente suas vendas, oferecendo uma opção de financiamento no seu site ou loja física e recebendo à vista e sem taxas”, completa o executivo.
Atuação do crédito na retomada do comércio
Com a retomada da economia, um levantamento feito pela FecomercioSP indica que 7,2% dos consumidores pretendem contrair crédito ou financiamento até o final de junho, um número que só perde para o registrado em maio de 2020. O crediário digital vai ao encontro da tendência, pois atua como uma carta de crédito direto ao consumidor (CDC), com a qual é possível realizar pagamentos em até 24 vezes.
Para a contratação, o cliente passa por uma análise de crédito que, diferentemente daquela feita no crediário tradicional, mais demorada e burocrática, acontece de forma rápida e totalmente digital, mesmo em lojas físicas. Como não é mais uma operação física, a tecnologia por trás do produto permite que a análise aconteça de maneira instantânea, o que favorece a experiência de lojistas e consumidores.
Com a expansão do crediário digital não apenas no comércio eletrônico, mas no físico, o varejista consegue atrair novos clientes ao oferecer condições especiais de pagamento.
Sobre a Provu
A Provu é a fintech que vive o Brasil e o sonho dos brasileiros. A companhia surgiu em 2015 com o propósito de revolucionar o acesso ao crédito e amparar os clientes com soluções financeiras para que consigam ter poder de compra, realizem sonhos e saiam de dívidas abusivas. A fintech conta com um time de 300 profissionais espalhados por todo o Brasil e já atendeu mais de 100 mil clientes, oferecendo mais de R$ 750 milhões em crédito. Atualmente, a empresa conta com dois produtos: Seguindo o conceito de Buy Now Pay Later, o Provu Parcelado permite compras em até 24x sem cartão de crédito, ideal para pessoas com baixo limite ou até mesmo desbancarizadas. A solução também é interessante para os lojistas, que alcançam um novo público, aumentam o ticket médio das vendas e ainda recebem à vista e sem taxas. Já o Provu Empréstimo Pessoal oferece crédito entre R$ 2,5 mil e R$ 50 mil de forma 100% digital, sem garantias e com taxas justas e personalizadas.