Celebra jornadas híbridas ou presenciais e “anywhere” com BeerOrCoffee
O BeerOrCoffee, um dos maiores marketplace de coworkings, é o mais novo associado do Movimento Inovação Digital – MID (antiga Associação Brasileira Online to Offline). A parceria promove a integração das agendas de atividades da empresa e da entidade, com foco nos debates sobre as atuais e futuras demandas relacionadas às relações de trabalho. Atualmente, a companhia possui uma rede formada por mais de 1.500 escritórios compartilhados, localizados em 200 cidades brasileiras.
“A cultura das empresas da Nova Economia, a exemplo do perfil de gestão das associadas, busca, por afinidade, estruturas mais horizontais e flexíveis, que acolham, com foco, o DNA inovador e criativo. Ao mesmo tempo, abrange o caráter colaborativo permeado por metodologias ágeis e a agenda do ecossistema, que requer, em certa medida, a convivência em prol do desenvolvimento de políticas setoriais que representam interesses coletivos das plataformas digitais. A base Asset Light, estratégia na qual a empresa mantém a menor quantidade possível de ativos, algo que a Beer Coffee favorece, é desenhada para isso”, disse Marcos Carvalho, diretor geral do MID.
Na prática, esta configuração mais “leve” de empresa faz total sentido em tempos de aceleração de implementações de novas tecnologias, expectativa pela chegada de uma conexão ultrarrápida (5G standalone) e o aumento exponencial de experiências imersivas virtualizadas.
Ao mesmo tempo, essas mesmas corporações precisam promover mudanças em suas estruturas. Na prática, por exemplo, isso significa realizar adaptações e otimizar recursos, o que possibilita que as companhias não fiquem obrigadas a ter imóveis com contratos longos e burocráticos (Capex) e optem por serviços que viabilizem acesso aos escritórios sob demanda, via contratos simplificados e flexíveis (Opex).
“O propósito da empresa é permitir que empresas e pessoas trabalhem com mais liberdade, colaboração e felicidade. Isso, com certeza, está alinhado com a essência da MID”, diz Pedro Vasconcellos, co-founder BeerOrCoffee.
“Sweet Build to Suit”: do lar para espaços compartilhados com identidade
Uma das soluções destacadas por Vasconcellos é o OfficePass. “Ela funciona como um benefício corporativo que permite o acesso total à nossa rede de escritórios compartilhados. Em outras palavras, é uma espécie de assinatura de escritório que permite aos colaboradores o acesso ilimitado aos coworkings, e a empresa paga apenas pelo uso real do espaço (pay-as-you-go). Com isso, as empresas passam a ter mais liberdade e tranquilidade para atuar dentro de um cenário de muitas incertezas oferecendo mais comodidade aos colaboradores“, conta Vasconcellos.
Além dos espaços compartilhados, contamos com salas de reunião, escritórios privativos e sob demanda, conhecidos como Built To Suit. Na prática, há um equilíbrio maior entre trabalho e vida pessoal; que rende produtividade, reduzindo custos e tempo de deslocamento”.
Trabalho híbrido; Anywhere y arriba
Não à toa, capitais e grandes centros urbanos têm cadeira cativa na rede. “O estado de São Paulo, e especialmente sua capital, é onde temos a maior utilização da nossa rede.
De acordo com a empresa, 45% da utilização está no estado, com alta demanda em bairros da capital como Pinheiros, Itaim, Vila Madalena e Vila Olímpia, e em pólos como na região do ABC Paulista. Cidades como Rio de Janeiro e Belo Horizonte também ganham destaque. Ainda há forte atuação em outras capitais do país, como Curitiba, Florianópolis, Brasília, Salvador, Fortaleza e Porto Alegre”, situa o empresário que quer levar o trabalho híbrido a outros pontos do País.
“O desafio é oferecer Coworking em escala continental. Falando em outros países, em Portugal, já oferecemos alguns espaços da nossa rede e a ideia é operar também em cidades como Lisboa e Porto. Nossos planos de expansão passeiam pela América Latina. México é o País que mais apresenta demanda e oportunidades de negócios. Mas não o único de língua espanhola em que planejamos abrir portas; Chile, Colômbia, Argentina e Espanha estão no nosso mapa”, diz o empresário.
Vale lembrar que a modalidade “Anywhere” vem conquistando adeptos entre os chamados “nômades digitais” (alguém que trabalha online e em qualquer lugar), que até 2035 devem chegar a um bilhão no mundo, segundo o Relatório Global de Tendências Migratórias 2022 da Fragomen. Embora viajem mundo afora, estes profissionais também trabalham dentro do coworking.
Deu match, oferta e procura; ganha-ganha
“O aumento da oferta (rede de coworkings) “casou” com uma grande demanda pós-pandemia: a necessidade de as empresas adotarem formatos de trabalho flexíveis para cortar custos e reter talentos, por exemplo. O pareamento apoiado na estrutura versátil do marketplace (asset light) fez o faturamento da empresa dobrar de tamanho em 2021, comparado a 2020. A expectativa é aumentar 3,5 vezes em 2022, comparado a 2021″, comenta Vasconcellos.
Trabalho híbrido amadurece e colhe bons frutos
Segundo a FlexJobs, 70% dos funcionários trocariam de emprego por opções mais flexíveis. A mesma pesquisa também apontou que 97% relataram melhoria na qualidade de vida relacionada ao trabalho remoto. Para a PGI, 82% dos funcionários relataram menos estresse no trabalho fora do escritório tradicional. E a Global Workspace Analytics (GWA) descobriu 40% de aumento de produtividade com o trabalho flexível.”Os dados são muito interessantes porque endossam tudo aquilo que acreditamos: o futuro é flexível e híbrido. O escritório tradicional não morrerá, mas vai se reinventar. Então, as empresas precisam ficar atentas a essa nova realidade. Os encargos altíssimos e burocráticos típicos do modelo tradicional de trabalho não cabem mais no mundo em que vivemos”, alerta o executivo.