Celebração de 4 anos da sanção da LGPD

Hoje, dia 14 de agosto, a publicação da Lei Geral de Proteção de Dados completa quatro anos. Apesar de ter entrado em vigor somente dois anos depois, desde 2018 a LGPD é, para a sociedade, governo e economia, um norte sobre como devemos tratar a informação que navega em velocidade e volume cada vez maiores no mundo físico e digital. A lei tornou-se rapidamente um guia do regime brasileiro que apresenta uma base de princípios, direitos e deveres capaz de equilibrar inovação e proteção de dados.

Nesses quatro anos, a sociedade brasileira teve a oportunidade de amadurecer o debate, tanto técnico quanto jurídico, sobre como implementar a LGPD. Nesse meio tempo, estruturou-se, também, a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, incumbida de implementar, complementar e fiscalizar a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados. Ainda, os titulares de dados – protagonistas da regulação da LGPD – tornam-se cada vez mais conscientes de seus direitos, não sendo mais possível tratar seus dados pessoais de forma desordenada ou ilícita.

Depois de anos de debate, a LGPD foi finalmente aprovada e pôs fim ao vácuo jurídico marcado pela ausência de um regime legal centralizado de proteção de dados, alinhando o país com as mais modernas legislações de proteção de dados do mundo, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Europeia (GDPR). Por isso, apoiamos a iniciativa do PL nº 2.076 de 2022, que propõe instituir o Dia Nacional da Privacidade com o objetivo de consagrar a importância do aniversário da LGPD. A MID esteve presente na audiência pública para dar seu apoio a essa importante bandeira da comunidade de proteção de dados.

E não paramos por aí. Atenta à relevância do tema, a MID acompanhou de perto a evolução do debate sobre LGPD, aproveitando todas as oportunidades para contribuir com a discussão sobre as melhores formas de implementar a lei. Monitoramos a agência regulatória da ANPD para estarmos atualizados sobre o cronograma da regulação. Participamos de audiências públicas relevantes, como a comissão de juristas que debateu a regulação da Inteligência Artificial no Senado Federal. Também colaboramos com a ANPD no envio de subsídios para apoiar o órgão na edição de normas, fornecendo a opinião da associação sobre como deve se dar a atuação do Encarregado de Dados, conhecido como DPO.


E é por todo esse movimento que, depois de 4 anos, podemos dizer: a LGPD veio para ficar!

RELACIONADOS

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo digital? O Digitalize Podcast recebe os principais C-levels do país!

ESTATUTO

Lorem ipsum pellentesque vitae class dapibus vivamus velit orci, cursus etiam duis purus pulvinar suspendisse feugiat risus, aenean platea purus ligula eget etiam sollicitudin. nullam vitae pulvinar mi risus cubilia tempus, vel vulputate condimentum diam velit erat quam, fames magna tellus non rhoncus. per vivamus magna aliquam justo fringilla sagittis mattis quisque, mi potenti convallis tellus imperdiet praesent nulla, scelerisque proin ligula vitae pulvinar at etiam. curae duis eu ut scelerisque ultrices magna pretium ullamcorper, quam cubilia molestie primis aliquam ad venenatis augue phasellus, consequat potenti curabitur cras nullam torquent molestie.

Desenvolvida e mentorada por membros do Movimento Inovação Digital, a Universidade Digitalize reúne as principais empresas digitais para te ensinar o passo a passo da digitalização do seu negócio. Se você quer aprender a vender um produto ou serviço em sites, redes sociais e aplicativos, seu lugar é aqui. Acesse materiais e aulas elaborados pelos líderes do ecossistema digital.