Entre tantos temas de inovação, tendências digitais e negócios inteligentes, o Movimento Inovação Digital (MID) realiza mais uma assembleia geral, no último dia 16. Dessa vez, a convidada especial foi a Movile que, inclusive, nos recebeu em seu novo espaço para dar início à agenda de imersão setorial, promovida pela organização. Afinal, uma holding de empresas tão bem-sucedida tem muito a contribuir com o mercado.
No Brasil, segundo dados da Receita Federal, já foram constituídas mais de 100 mil holdings, sendo que a maioria está em São Paulo. Mas qual a vantagem de ser uma empresa investidora? O que é, realmente, fazer um investimento smart?
Acompanhe essa conversa e conheça um pouco mais sobre a Movile.
De startup de produtos para SMS à uma das maiores investidoras smart do Brasil
Em um bate-papo descontraído Vitor Magnani, presidente do MID, e Patrick Hruby, CEO da Movile, lembraram da origem da empresa em uma incubadora na UNICAMP.
“Muitas pessoas nem conhecem a Movile como investidora, porque ela nasceu na UNICAMP, como uma empresa de tecnologia. Uma startup que criava produtos para SMS, até que apareceu o iPhone e foi preciso mudar e inovar a forma de fazer o negócio. A Movile era um business rentável e pensou em criar novas empresas. Algumas deram certo, outras não. Ela também investiu em diversas empresas, criando um ecossistema de empresas em que ela era a controladora. ”
O caminho foi dar independência às empresas para que pudessem se desenvolver e, entre tantas investidas, há tanto acertos quanto falhas. Mas isso não costuma ser negativo quando a perspectiva vai além.
Vitor, reafirma esse ponto de vista:
“Os casos de falha ensinam, até mais, do que os cases de sucesso (que é o mais tradicional). Eu me recordo quantas vezes a PlayKids testou os produtos para o público infantil, até acertar um produto específico e conseguir escalar o negócio. Como é a experiência de testar tanta coisa e ser um investidor puro dessas tentativas? ”
Patrick não mostra o menor pudor em expor os erros. Segundo ele: “Se você não cometer nenhum erro, você não está tentando o suficiente. ”
Segmentos em potencial
Quando o assunto é venture capital ou capital de risco, o Brasil se mostra muito abaixo do nível global. Mesmo assim, há campos férteis a serem semeados e que, na visão de Patrick, têm grande potencial de investimento:
1. Fintechs
2. Logística como Mercado Livre
3. Cybersecurity
4. Games
Os 4 elementos do sucesso
Para ser uma holding de empresas bem-sucedida, não há segredo: o trunfo está no sucesso das empresas as quais apoia. Mas quais são os principais elementos que compõem o processo de construção de uma organização próspera?
Aqui, estão as 4 smart tips do CEO da Movile:
Cultura forte
Uma empresa sem uma cultura forte não tem a menor chance de dar certo. É preciso ter a certeza de que ela é vivida por todos. Também é preciso ter uma missão muito presente, porque ela engaja e motiva as pessoas, por se sentirem parte de algo maior.
Investir em pessoas e reter talentos
Contratar e investir em pessoas é primordial. Todas trabalham por um bem comum.
H3: Saber fazer dinheiro
É importante saber fazer dinheiro, desde cedo, e o entendimento de como ser lucrativo permite guiar o destino.
Entender o impacto além do negócio
Entender o propósito, desde o início, evita que a sociedade cobre boas intenções mais tarde. Então, seja intencional desde sempre.
Para mais dicas como essas, ouça essa conversa na íntegra
Ou assista o vídeo completo: