MID debate boas práticas corporativas no relacionamento entre consumidores e empresas  

Em um mercado cada vez mais competitivo, a jornada de construção da experiência do cliente, ou customer experience (CX), se vale da cooperação entre pessoas e automação. As soluções tecnológicas – com dados, indicadores e métricas – proporcionam mais agilidade, ao passo que o elemento humano é fundamental no processo de encantamento.

O encantamento do cliente na busca pela recorrência – desafios, soluções e melhores práticas – foi debatido durante palestra realizada na Assembleia Geral do Movimento Inovação Digital, evento que contou com os apoios da AeC, Microsoft e revista Inovativos. Na ocasião, o líder do Comitê de CX do MID, Rodrigo Tavares, recebeu a presença do executivo de Pré Vendas, Produtos e Solução de Negócios da AeC, Eduardo Bellon. 

Parceria

O executivo da AeC afirmou que é preciso encarar o cliente como um verdadeiro parceiro, entendendo suas dores e necessidades, para, assim, entregar soluções pensadas, desenhadas, desenvolvidas e implantadas só para ele, de forma a encantá-lo desde o início.

 “Na parceria, buscamos entender se a necessidade do cliente está na tecnologia, na gestão de pessoas, na gestão de canais de relacionamento ou mesmo em uma nova norma normativa. Temos que entregar o que o cliente realmente precisa”, disse Bellon.

Tavares frisou que a experiência do cliente, linkada com recorrência, tem que gerar mais rentabilidade, receitas e crescimento. “CX é método, melhoria contínua e deve impactar no crescimento de uma companhia”, apontou.

Primeiro contato  

O processo de encantamento, de acordo com Bellon, começa logo no primeiro contato, que pode se dar por meio de um simples aperto de mãos, de um e-mail, de uma apresentação comercial, de um evento, de um brinde, ou de um cartão de aniversário. “É preciso impactar positivamente o cliente, que está buscando relacionamento”.

       Mas como impactar o relacionamento dos mais diversos clientes da base de maneira que eles não entendam que a companhia está oferecendo um ‘serviço commodity’?

“O cliente não está comprando um commodity, mas uma solução personalizada. Essa é a primeira camada de encantamento”, explicou Bellon. “A experiência é sobre você cocriar com o seu cliente, ou seja, você escuta a voz do cliente, entende a sua necessidade e vai criando em parceria com ele”, completou Tavares.

Verticais

       No caso da AeC, a empresa estruturou os times em algumas verticais tecnológicas que englobam infraestrutura, segurança e plataforma. Outra vertical é o canal digital, que abrange todos os meios digitais oferecidos (canais de atendimento humano, canais autônomos, canais com agentes virtuais, bots e inteligência artificial). No inicio do ano, a companhia destacou uma nova diretoria para CX e EX.

       “A tecnologia nos ajuda a fazer o movimento necessário na sociedade e com os nossos clientes. Mas o que nos move são as pessoas. A tecnologia é meio, é caminho, é aporte. Mas sem as pessoas, nada é possível”, destacou Bellon.

Além do CX, “que é quando eu entendo da dor, da necessidade e do desafio do nosso cliente”, o executivo da AeC disse que outra importante vertical dentro da diretoria de CX é o UX, “que faz com que o cliente diga quais são suas dores no dia a dia ou quais são os desafios de toda a cadeia que faz parte da operação”.

Tavares afirmou que o EX também tem uma relação muito íntima com CX. “A construção da experiência do cliente começa de fora para dentro. É preciso entender quais são suas necessidades, suas dores, para depois trabalharmos com serviços, soluções, tecnologias e pessoas para fazer a entrega que ele tanto busca e precisa. E essa entrega é de dentro para fora”, concluiu.


Escute o Podcast ou assista o vídeo na íntegra:

RELACIONADOS

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo digital? O Digitalize Podcast recebe os principais C-levels do país!

ESTATUTO

Lorem ipsum pellentesque vitae class dapibus vivamus velit orci, cursus etiam duis purus pulvinar suspendisse feugiat risus, aenean platea purus ligula eget etiam sollicitudin. nullam vitae pulvinar mi risus cubilia tempus, vel vulputate condimentum diam velit erat quam, fames magna tellus non rhoncus. per vivamus magna aliquam justo fringilla sagittis mattis quisque, mi potenti convallis tellus imperdiet praesent nulla, scelerisque proin ligula vitae pulvinar at etiam. curae duis eu ut scelerisque ultrices magna pretium ullamcorper, quam cubilia molestie primis aliquam ad venenatis augue phasellus, consequat potenti curabitur cras nullam torquent molestie.

Desenvolvida e mentorada por membros do Movimento Inovação Digital, a Universidade Digitalize reúne as principais empresas digitais para te ensinar o passo a passo da digitalização do seu negócio. Se você quer aprender a vender um produto ou serviço em sites, redes sociais e aplicativos, seu lugar é aqui. Acesse materiais e aulas elaborados pelos líderes do ecossistema digital.