“Nessa revolução digital, não basta usarmos as tecnologias disponíveis. É preciso adotar novos métodos de gestão, processos e cultura”. A afirmação de Nycholas Szucho, especialista em Segurança da Informação e novo líder do Conselho de Cibersegurança do Movimento Inovação Digital (MID), reflete bem a importância de como as organizações precisam tratar o tema em relação à segurança digital corporativa.
“Por isso, nos reunimos nas sedes das empresas mais inovadoras para gerar conhecimento entre executivos e autoridades que realmente conquistam resultados positivos. Estamos comprometidos em dialogar e colaborar com pautas do Ecossistema Digital junto ao Poder Público, academia e sociedade civil para avançarmos na transformação digital, gerando mais competitividade e sustentabilidade no Brasil e no mundo”, disse a respeito dos objetivos do Conselho.
No que tange a revolução digital, Nycholas afirma que o tema de segurança cibernética se tornou prioridade para garantir a continuidade de negócio e reduzir o risco operacional. “Os negócios digitais acabam tendo mais exposição devido à superfície de ataque infinitamente maior, já que os negócios tradicionais, tipicamente, se restringem a estruturas sem tanta conectividade, dentro de seus próprios data centers, com acesso mais restritos e, algumas vezes, offline”.
Para Marcos Carvalho, diretor geral do MID, a criação deste conselho se trata de um importante passo para o Ecossistema Digital.
“A Segurança da Informação é um dos principais pilares de sustentação dos negócios digitais. Acompanhamos o aumento em escala das vendas e transações online e, dessa mesma forma, o crescimento das fraudes e crimes digitais. Nosso objetivo é uma agenda pró ativa, estimulando as melhores práticas para o setor. Trabalhamos uma visão convergente entre os comitês de tecnologia, cibersegurança, proteção de dados e antifraude, além de um diálogo frequente com autoridades públicas”.
Com mais de 20 anos de experiência no mercado de Cibersegurança, tendo passado por empresas como Microsoft, Cisco, Nozomi, FireEye, Zscaler, Forescout & IronPort, Nycholas trará o seu conhecimento para apoiar os mais de 160 associados do MID a ter uma postura de segurança mais adequada aos desafios de cibersegurança atuais. “Nosso foco é levar educação e melhores práticas em segurança cibernética para o ecossistema da associação de maneira simples, descomplicada e aplicáveis a qualquer negócio, seja por meio de painéis de debates com especialistas de mercado, documentos e guias para o mercado”.
“Queremos traduzir o complexo para o simples, sensibilizar os executivos de cada empresa da importância do tema frente ao negócio. Com isso, nos tornamos um braço adicional para os responsáveis de cibersegurança e tecnologia a conseguir os investimentos necessários, bem como a atenção que este tema tão delicado merece”, finaliza.