EXCLUSIVO: STARTUP EU ENTREGO CRESCE ENTRE GIGANTES DO VAREJO E INVESTE EM ‘DARK STORES

Ao conviver de perto com os gargalos da “última milha” (last mile) do e-commerce, dois empreendedores que trabalharam na B2W (dona da Americanas e do Submarino) resolveram fundar uma plataforma que pudesse ligar varejistas a entregadores. A startup Eu Entrego atende 160 grandes empresas de varejo e está investindo na abertura de 18 “dark stores” para aproximar cada vez mais a mercadoria do consumidor final. A logtech nasceu em 2017. “O João Machado, meu sócio, era o cara da tecnologia e eu vinha de um histórico de 20 anos em negócios. Trabalhando juntos na B2W, percebemos que o grande gargalo para o e-commerce continuar crescendo é a logística, sobretudo na última milha em lugares mais remotos”, afirma o fundador da Eu Entrego, Vinicius Pessin.

Vinicius Pessin e João Machado, fundadores da Eu Entrego.
Foto: Izilda França/Eu Entrego

A plataforma conecta varejistas a uma rede de entregadores autônomos que utilizam seus carros de passeio e bicicletas elétricas para realizar entregas. Hoje, a empresa tem 2,6 mil pontos de coleta e está presente em mais de 300 cidades, com a meta de chegar a 600 até o final do ano.

Na carteira de clientes, estão os grupos Boticário, Cobasi, Ri Happy, Riachuelo, Arezzo, Centauro, entre outros. Segundo Pessin, o foco da Eu Entrego são médios e grandes varejistas e a projeção da empresa é registrar um crescimento de 25% em 2022, para R$ 50 milhões. “Estamos crescendo sobre uma base muito forte”, destaca.

Tendência

Segundo o sócio-diretor do Instituto Ilos, especializado em logística, Maurício Lima, há uma tendência de crescimento das plataformas que conectam varejistas a entregadores. “Mas esse tipo de solução ainda está muito ligado a transportadoras”, afirma.

A Eu Entrego está investindo R$ 12 milhões – com capital próprio – na abertura de 18 “dark stores”. Pessin chama esses estabelecimentos de pontos de transição, espécie de mini galpões em regiões estratégicas das cidades, onde as mercadorias chegam, passam pouco tempo e já saem para entrega. “Continuamos fazendo coleta em lojas físicas, mas observamos que esse fenômeno começou a atrapalhar o funcionamento quando os pedidos aumentaram significativamente”, esclarece.

Conforme o empreendedor, a complexidade de realizar entregas em 24 horas ou no mesmo dia é gigantesca. “Há uma janela de poucas horas para aprovação do pedido, separação, emissão da nota e entrega de fato”, relata. “Em nossa visão, nos próximos dois anos, o fenômeno das dark stores vai protagonizar a corrida das entregas rápidas”, acrescenta Pessin.

A expectativa da Eu Entrego é realizar 6 milhões de entregas em 2022, avanço de 50% em relação ao ano passado. Na plataforma, estão cadastrados mais de 400 mil entregadores independentes. “A grande questão é que hoje o consumidor quer receber o produto rapidamente, mas é impossível num país de dimensões continentais oferecer entrega no mesmo dia se não levar o estoque próximo ao consumidor.”

RELACIONADOS

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo digital? O Digitalize Podcast recebe os principais C-levels do país!

ESTATUTO

Lorem ipsum pellentesque vitae class dapibus vivamus velit orci, cursus etiam duis purus pulvinar suspendisse feugiat risus, aenean platea purus ligula eget etiam sollicitudin. nullam vitae pulvinar mi risus cubilia tempus, vel vulputate condimentum diam velit erat quam, fames magna tellus non rhoncus. per vivamus magna aliquam justo fringilla sagittis mattis quisque, mi potenti convallis tellus imperdiet praesent nulla, scelerisque proin ligula vitae pulvinar at etiam. curae duis eu ut scelerisque ultrices magna pretium ullamcorper, quam cubilia molestie primis aliquam ad venenatis augue phasellus, consequat potenti curabitur cras nullam torquent molestie.

Desenvolvida e mentorada por membros do Movimento Inovação Digital, a Universidade Digitalize reúne as principais empresas digitais para te ensinar o passo a passo da digitalização do seu negócio. Se você quer aprender a vender um produto ou serviço em sites, redes sociais e aplicativos, seu lugar é aqui. Acesse materiais e aulas elaborados pelos líderes do ecossistema digital.