Quando se fala em pagamentos digitais, é importante saber e entender sobre a tokenização de bandeira. De maneira resumida, o recurso permite que o cliente faça pagamentos de forma segura, sem precisar compartilhar suas informações de cartão de crédito ou débito com o comerciante. O token de bandeira, também conhecido como network token ou cloud token, substitui as informações sensíveis por um código identificador único para um determinado estabelecimento ou e-commerce por exemplo. Para o cliente, nada se altera, mas, para o cibercriminoso, nada será exibido, apenas uma sequência
ininteligível de dados.
Esse recurso tem sido cada vez mais utilizado, e não é para menos. De janeiro a junho de 2022, o valor das tentativas de fraude somou R$ 2,9 bi, além do número de tentativas de ataques ter subido 28,3% com relação ao mesmo período em 2021. Mas acontece que proteger o cliente traz muitas vantagens para quem vende também.
Aumenta a confiança do cliente no seu negócio
Em 2019, cerca de 205 milhões de dados de brasileiros foram expostos de forma criminosa. Na pandemia, o problema se intensificou e o país registrou o dobro de tentativas de invasão em relação ao ano anterior. Embora ainda seja cedo para saber o total de 2022, somente no primeiro trimestre, 286 mil brasileiros tiveram suas informações expostas.
Muitos relatórios são disponibilizados a todo momento, e eles servem para validar a necessidade de investimento em um ambiente controlado, que possa contar com soluções e recursos para a proteção de dados, inclusive de pagamentos. Para se ter uma ideia, 45% dos consumidores já deixaram de comprar on-line por não sentirem que seus dados estão seguros. Com base nessa informação, é fundamental fazer com que os consumidores se sintam protegidos ao realizar pagamentos digitais.
Evita perder a recorrência de vendas com assinaturas
Em serviços com pagamento recorrente, é necessário que o cliente mantenha o seu cadastro atualizado. Isso inclui, principalmente, os dados de pagamento. Casos como roubo, furto ou o troca do cartão de crédito levam diretamente ao cancelamento do serviço e, nesses casos, é necessário atualizar as informações de pagamento. Como é possível imaginar, essa situação potencializa as chances de ter um cliente a menos em sua base.
Como a tokenização de bandeira substitui os dados de cartão de crédito por exemplo, mesmo que o cartão seja substituído, o pagamento recorrente será realizado sem interferências, explica Gustavo Silveira, CEO da First Tech. Os custos de chargeback são reduzidos, a eficiência e facilidade para a realização de compras futuras também são diferenciais relevantes.
Compliance PCI para seu negócio
A tokenização de bandeira deve atender aos requisitos e recomendações do PCI SSC, o Payment Card Industry Security Standards Council. Órgão que estabelece um conjunto de normas para ampliar a integridade das operações de empresas envolvidas na cadeia de pagamentos com cartões. São os seus padrões, normas, regulações e conformidades que regem as transações de crédito e débito. E mesmo que alguns regulamentos não sejam obrigatórios por lei, segui-los eleva o nível de segurança, diminuindo as chances de fraudes.
Infraestrutura robusta
Ao implementar o HoP DTS, a tokenização de bandeira da First Tech, uma infraestrutura
robusta está por traz com:
● data centers redundantes com certificações Tier 3, PCI DSS, ISO 14001 e 50001;
● tecnologias em nuvem com redundância e balanceamento de cargas;
● arquitetura cloud baseada em microsserviços;
● recursos como Firewalls, Intrusion Prevention System;
● atualização de software e firmware constante.
Como você pôde ver, a tokenização de bandeira pode potencializar a confiança em seu negócio, colaborar para a recorrência de vendas e o cliente ainda tem sua experiência de compra melhorada com segurança e eficiência. Clique AQUI para saber mais.