Pelo segundo ano consecutivo, a parceria entre o Movimento Inovação Digital (MID) – entidade que reúne mais de 150 empresas que atuam em defesa de uma agenda nacional de digitalização, inovação, tecnologia e competitividade -, e a First Tech atuará no fortalecimento de pautas que contribuem para o desenvolvimento e a proteção do ecossistema digital.
Marcos Carvalho, diretor geral do MID, celebrou a continuidade da parceria com a empresa, que vai contribuir, mais uma vez, com o vasto conhecimento sobre segurança cibernética. “O suporte da First Tech, em favor do ecossistema digital, visa aprimorar as melhores práticas de conformidade e governança em cibersegurança, tokenização, entre outros assuntos. É imprescindível a colaboração deles para esses e outros temas”, afirma.
Tokenização de bandeira
A empresa de soluções em meios de pagamento e cibersegurança projeta um cenário de crescimento das transações de pagamento online em 2023 e, consequentemente, da demanda por soluções como a tokenização de bandeira, que oferece mais proteção e comodidade para o consumidor.
Nessa entrevista para o MID, o diretor comercial da First Tech, Sérgio Donizeti, analisa o cenário da tokenização de bandeira no País, fala sobre os benefícios da modalidade e projeta: “Quase todas as novidades em pagamento estarão relacionadas à tokenização de bandeira. Ela vai abrir muitas possibilidades”. Confira a entrevista na íntegra abaixo.
MID – Qual o atual cenário da tokenização no País? Estamos avançados em relação ao resto do mundo?
Sérgio Donizeti – Hoje, nas compras feitas por meio de cartões de crédito em e-commerces e market places, ou mesmo em compras recorrentes – no caso das assinaturas – verificamos uma crescente ocorrência de fraudes. Com isso, todos os atores de meios de pagamento buscam soluções que possam melhorar a segurança das transações. E a tokenização de bandeira veio para isso. Essa solução garante uma proteção maior das transações de pagamento e proporciona uma melhor experiência para o cliente, tornando a transação mais fluida e diminuindo o churn, tanto de recorrência de assinaturas, quanto de abandono de carrinho. Da mesma forma que ela avança no Brasil, também tem avançado rapidamente no mundo inteiro.
MID – Como você enxerga a tokenização de bandeira em um cenário futuro?
Sérgio Donizeti – Tudo que temos de novidades futuras de pagamentos, todas as soluções estão relacionadas à tokenização de bandeira. Ela vai abrir muitas possibilidades. As carteiras digitais, inclusive, ao invés de terem cartões de crédito armazenados, funcionarão por meio de tokens. Esse mercado vem evoluindo bastante e todas as novidades são baseadas na tokenização.
MID – MID – Quais outras formas de tokenização você acredita que poderemos ter em pouco tempo?
Sérgio Donizeti – Algumas soluções de “click to pay” devem chegar ao Brasil num futuro bem próximo. Por meio dessa modalidade, o pagamento em lojas online é feito em poucos passos e com mais segurança, dispensando a necessidade de preencher os dados do cartão. Ela funciona de maneira parecida com uma carteira digital e o consumidor poderá ter vários cartões tokenizados. Na hora da compra, ele só seleciona aquele que quer utilizar. Pagamentos diretos como Pix por meio de cartões de crédito também chegarão para a gente.
MID – Qual a importância do fortalecimento da parceria entre a First Tech e o MID e quais as perspectivas da empresa para este ano?
Sérgio Donizeti – Como uma provedora de soluções, a parceria é fundamental para trocarmos experiências, conteúdos e relacionamentos. O MID é muito importante para trabalharmos as empresas do segmento digital, por isso decidimos renovar a parceria. Tivemos um ano muito bom em 2022 e a perspectiva é de crescer ainda mais esse ano, acompanhando o próprio crescimento do mercado de transações de pagamentos online.
Acesse e conheça o mais completo guia de cibersegurança