Empreender no mundo digital é, ao mesmo tempo, um desafio e uma maneira pela qual muitas plataformas colaboram para promover inclusão social, facilitar o dia a dia das pessoas, proporcioná-las mais qualidade de vida e, por que não, incentivar o surgimento de novas empresas no Brasil.
Esse é o caso da Memed, plataforma que facilita a prescrição e a compra de medicamentos, além de conectar médicos, pacientes e farmácias, promovendo integração e vantagens para o setor de saúde.
“Nosso objetivo é continuar construindo um negócio digital de saúde no Brasil, aproximando médicos da prática médica de qualidade e conectando rapidamente pacientes à saúde”, afirma Joel Rennó Jr, sócio e CEO da Memed.
O executivo foi um dos palestrantes da Assembleia Geral do Movimento Inovação Digital (MID), realizada dia 18 de maio na sede da Memed. Na ocasião, Joel falou um pouco sobre sua trajetória profissional e contou a história da Memed, a evolução da empresa ao longo dos anos, além da importância do universo digital e de entidades como o MID – com mais de 150 empresas inovadoras – no fomento da inovação.
“Para a Memed, é motivo de muito orgulho ser associada ao MID. A entidade é uma grande parceira e queremos continuar contribuindo com todos os nossos recursos para que as pautas do MID sejam endereçadas da melhor forma possível. Estaremos sempre dispostos a ajudar o mercado de inovação, principalmente na área da saúde”, destaca Joel.
Experiência encantadora
De acordo com o sócio e CEO da Memed, quando a plataforma foi criada, ela era “monovertical”, ou seja, voltada apenas aos profissionais da saúde. Pouco tempo depois, a plataforma passou a oferecer um cadastro de medicamentos, uma espécie de catálogo onde os médicos pudessem consultar facilmente informações sobre os produtos.
Mais medicamentos de diferentes especialidades foram incorporados à plataforma. “Ficamos anos criando uma experiência que fosse fantástica para a prática médica. Os médicos gostaram muito da experiência, ficaram encantados, e nossos parceiros idem. Hoje, das 20 maiores instituições de saúde no Brasil, 13 utilizam nossos serviços”, conta Joel.
Posteriormente, a Memed criou um aplicativo integrado ao prontuário médico utilizado no consultório. Dessa forma, por meio do app, o paciente recebe a receita virtual e uma lista de preços comparando os medicamentos prescritos em diferentes estabelecimentos.
“Atualmente temos dois focos de atuação: médicos e pacientes. Ao realizar uma teleconsulta, por exemplo, o paciente recebe a receita digital da Memed e, em poucos cliques, consegue ter acesso ao maior sortimento de medicamentos do país, além de agendar exames online”, explica.
Segundo Vitor Magnani, presidente do MID, “entender a dor do cliente é um divisor de águas que faz com que a empresa se retroalimente, inclusive contratando mais pessoas para o digital. Tenho certeza que a Memed vai crescer cada vez mais”.
Oportunidades
A Memed, segundo Joel, tem como propósito continuar crescendo e ajudando cada vez mais os médicos a se digitalizarem e a praticarem uma medicina de alta qualidade, interligando seus pacientes ao acesso rápido à saúde.
“O feedback que recebemos é muito positivo, tanto da indústria farmacêutica, como de hospitais, do varejo farmacêutico, dos operadores de saúde e dos pacientes. Há muitas oportunidades no universo digital para empresas que se propõem a fazer um trabalho sério e competente”, conclui Joel.
Confira a palestra de Joel Rennó Jr. no Youtube o no podcast: