Um dos destaques da assembleia do Movimento Inovação Digital (MID) realizada na última segunda-feira (26) foi o talk show com Grégoire Balasko, vice-presidente de Inovação e Novos Negócios da Loggi, que sediou o evento.
Apresentado por Maysa Demarchi Scrocco, líder do Comitê de Logística do MID e head de Legal and Compliance da Loggi, o encontro abordou a trajetória e as iniciativas da empresa em prol da inovação na logística e destacou os avanços do e-commerce nos últimos anos.
Oportunidade de mercado
A Loggi está completando este ano uma década de operação. Dez anos atrás, de acordo com Grégoire Balasko, o mercado de entregas nas grandes cidades brasileiras enfrentava uma situação de ineficiência muito grande.
“O cliente tinha que telefonar para fazer um pedido, a precificação era pouco transparente e não havia confiabilidade quanto ao prestador de serviço e nem visibilidade dos problemas que poderiam acontecer em determinadas rotas. A experiência era toda complexa”, contou.
A partir de um modelo de operação inovador, não demorou para a empresa decolar e se consolidar no mercado. Tanto que, em 2019, apenas seis anos após o inicio de suas atividades, a Loggi entrou para um seleto grupo de empresas que se transformaram em unicórnios, ou seja, avaliadas em US$ 1 bilhão.
Mudança de patamar
Um dos motivos responsáveis pelo salto de crescimento da Loggi foi a criação de uma plataforma marketplace que pudesse unir, através de um design simples, uma proposta de valor intuitiva e transparente que conectasse clientes que precisavam de serviços de entrega com entregadores profissionais que quisessem trabalhar integralmente ou como forma de complementar sua renda.
“A tecnologia nos permitiu construir cada passo de nossa jornada, além de projetar as próximas etapas. Começamos expandir a nossa malha de entregas nacional e hoje conectamos mais de 4 mil municípios brasileiros e 95% da população”, afirmou Balasko.
Crescimento setorial
Para os próximos anos, o executivo da Loggi acredita que o e-commerce como um todo continuará em uma trajetória de grande crescimento, principalmente no volume transacional, impulsionado por preços competitivos, disponibilidade de mão de obra, conveniência do serviço oferecido e velocidade de entrega.
“O mercado acompanha o aumento das compras por conveniência dos mais diversos tipos de produtos, principalmente nas grandes capitais. Um dos objetivos é atingirmos um crescimento mais interiorizado, trazendo cada vez mais diversidade para o consumidor”, destacou Balasko.
Segundo Maysa Demarchi, quanto mais pessoas confiarem e estiverem habituadas a lidar com a tecnologia, as compras automaticamente aumentarão. “Serviços de qualidade ofertados pela internet fazem com que toda a malha de distribuição também se desenvolva, desde a produção – utilizando a tecnologia como conhecimento -, até a venda e a logística”, concluiu.