Assembleia do MID debate IA e decreto do SAC na sede da Olos

O Movimento Inovação Digital (MID), entidade com mais de 160 empresas inovadoras, realizou, no último dia 28, na sede da Olos, uma assembleia geral que abordou temas de fundamental importância para o ecossistema digital, reforçando seu compromisso com a evolução conjunta e o desenvolvimento setorial.

Vitor Magnani

Abrindo a programação, o presidente do MID, Vitor Magnani, deu as boas-vindas, fez um overview setorial e atualizou os associados sobre as discussões acerca do trabalho por meio de plataformas digitais. “Estamos à disposição de todos que queiram participar mais ativamente desse debate, tanto por meio do nosso comitê de mobilidade, quanto pelo tributário ou trabalhista”, afirmou.

Samanta Oliveira

Em seguida, a líder do Comitê de Proteção de Dados do MID, Samanta Oliveira, falou sobre o PL 2338/23, que visa regular a Inteligência Artificial (IA) no País e atualmente em análise por uma Comissão Temporária Interna no Senado Federal. “É necessário um amplo debate sobre o tema, envolvendo todos os setores da sociedade”, destacou Samanta.

Rodrigo Tavares

Atendimento ao consumidor

O encontro continuou com o painel setorial “Revisão do novo decreto do SAC: um debate sobre inclusão digital no atendimento e indicadores de eficácia”. Rodrigo Tavares, líder do Comitê de Customer Experience (CX) do MID, abriu o painel explicando que o tema, que já vem sendo discutido internamente no Comitê de CX, na prática interessa a todas as empresas, mesmo as não reguladas pelo governo federal, para quem vale o regramento.

Paulo Godoy

“No fim das contas o cliente consome serviços tanto das empresas reguladas, quanto das não-reguladas. E essa régua de atendimento praticada nas reguladas, o cliente vai esperar o mesmo para todas as empresas”, disse.

Vitor Morais

Um dos principais pontos do Decreto do SAC é que ele prevê a obrigatoriedade da garantia de acessibilidade nos canais de atendimento. “Hoje possuímos soluções tecnológicas para atender pessoas com necessidades especiais de uma maneira muito barata e acessível. Para um bom atendimento, o mais importante é se colocar no lugar dessas pessoas, com muito respeito”, frisou Paulo Godoy, CEO da Olos.

Para Vitor Morais de Andrade, vice-presidente do IPS Consumo, é preciso ficar atento aos impactos do decreto nas empresas. Dessa forma, “adotar instrumentos legais que minimizem custos regulatórios e melhorem a qualidade do serviço para as pessoas é fundamental”.

Leandro Campos

No final do evento, Leandro Campos, líder do Comitê de Controle, Auditoria e Risco do MID, e Rick Barrada Badra, consultor especialista em ESG, falaram sobre ESG e compliance, além de alguns dos objetivos do comitê.

RELACIONADOS

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo digital? O Digitalize Podcast recebe os principais C-levels do país!

ESTATUTO

Lorem ipsum pellentesque vitae class dapibus vivamus velit orci, cursus etiam duis purus pulvinar suspendisse feugiat risus, aenean platea purus ligula eget etiam sollicitudin. nullam vitae pulvinar mi risus cubilia tempus, vel vulputate condimentum diam velit erat quam, fames magna tellus non rhoncus. per vivamus magna aliquam justo fringilla sagittis mattis quisque, mi potenti convallis tellus imperdiet praesent nulla, scelerisque proin ligula vitae pulvinar at etiam. curae duis eu ut scelerisque ultrices magna pretium ullamcorper, quam cubilia molestie primis aliquam ad venenatis augue phasellus, consequat potenti curabitur cras nullam torquent molestie.

Desenvolvida e mentorada por membros do Movimento Inovação Digital, a Universidade Digitalize reúne as principais empresas digitais para te ensinar o passo a passo da digitalização do seu negócio. Se você quer aprender a vender um produto ou serviço em sites, redes sociais e aplicativos, seu lugar é aqui. Acesse materiais e aulas elaborados pelos líderes do ecossistema digital.