Lançamento de guia sobre blockchain marca Assembleia do MID

A última assembleia do ano do Movimento Inovação Digital (MID), realizada na quinta (23) na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), destacou-se pela sua agenda multitemática. Destaque para o lançamento oficial do estudo e guia sobre Tokenização, Blockchain e Cripto nas empresas, idealizado pelo MID em parceria com a PwC Brasil.

Na abertura do encontro, o presidente do MID, Vitor Magnani, agradeceu a presença de todos, fez um balanço da agenda e dos trabalhos da entidade, e traçou um overview setorial. “O MID e seus comitês continuarão atentos a todas as discussões que envolvem o ecossistema digital. Em breve teremos novidades, como o clube de benefícios com mais de 20 mil ofertas para os associados”, afirmou.

A professora da ESPM Fernanda Cahen falou um pouco sobre o programa de mestrado e doutorado da instituição e fez algumas considerações sobre o mercado digital brasileiro. “O Brasil é o quarto maior produtor de aplicativos no mundo e o segundo ou terceiro maior mercado para companhias como Meta, Google, Netflix e Pinterest”, contou.

Regulação de IA

Em seguida, a assembleia promoveu o painel ‘Regulação de IA: o que está por vir e o impacto nos negócios digitais’. Na ocasião, Samanta Oliveira, DPO do Mercado Livre e líder do Comitê de Proteção de Dados do MID, recebeu como convidado o advogado Marcelo Crespo, coordenador do curso de direito da ESPM.

Crespo falou principalmente sobre o PL 2338/23, atualmente em análise na Comissão Temporária Interna sobre Inteligência Artificial (CTIA) no Senado Federal.

“O PL foi elaborado basicamente por juristas. Embora tenham muita competência, é preciso ouvir quem está desenvolvendo a tecnologia, especialistas com conhecimento técnico. E isso não foi feito”, destacou Crespo. Indagado sobre possíveis modelos de regulação que o Brasil poderia seguir, ele mencionou a regulação em curso no estado do Colorado, nos Estados Unidos.

“Lá, por exemplo, as companhias de seguro precisam ter governança em IA e as normas especificam os requisitos da estrutura de governança e gerenciamento de riscos para modelos preditivos usados por agências de seguros. É uma espécie de regulação às avessas”, exemplificou.

Estudo e guia de blockchain

Um dos momentos mais aguardados do evento foi o lançamento oficial do ‘Universo Blockchain: Guia e Estudo sobre o uso da tecnologia no Brasil’. Idealizada pelo MID em parceria com a PwC, a iniciativa contou com o apoio da São Paulo Negócios, Prefeitura de São Paulo, Fecomercio SC, Fecomercio SP, CDL São Paulo e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

De acordo com Rodrigo Soeiro, CEO e fundador da Monnos, e líder do Comitê de Fintechs & Payments do MID, o objetivo do estudo é trazer clareza quanto aos conceitos, suas aplicações até o momento, suas limitações, mas, principalmente, motivar o primeiro passo. “Há grandes oportunidades dentro do mercado de tokenização, blockchain e criptomoedas. Aqueles que largarem primeiro serão os maiores beneficiados”.

Willer Marcondes, sócio e líder de Estratégia para Serviços Financeiros da PwC, mostrou alguns dos principais insights do estudo, que ouviu executivos de 48 empresas no Brasil. O levantamento apontou que 83% acreditam no impacto disruptivo dessas inovações digitais em seus setores. No entanto, apesar dessa percepção, 59% estão esperando por mais desenvolvimentos nesse campo, enquanto apenas 3 em cada 10 estão avançando ativamente na adoção dessas tecnologias.

“O universo do blockchain pode impulsionar o mercado financeiro. Trata-se de uma excelente oportunidade de disrupção e o guia ajudará nessa caminhada”, disse.

Projetos e parcerias

Completando a agenda multitemática, Vitor Magnani enalteceu a importante parceria do MID com a São Paulo Negócios, representada no encontro por Renan Rocha, coordenador de Inteligência de Negócios da agência.

A SP Negócios recentemente fez um levantamento – São Paulo, cidade da criptoeconomia – que apontou que a capital paulista concentra 58% das empresas de criptoeconomia em atividade no País. “São Paulo possui um hub de criptoativos. Com o estudo, agora somos um grande parceiro do MID também em criptoeconomia”, afirmou Renan.

O CEO e fundador da Lecupon, Aluisio Cirino, ainda falou sobre o projeto do clube de benefícios que a empresa está desenvolvendo com o MID, enquanto que Ivan Ervolino, cofundador e diretor de Estratégia na Sigalei, contou sobre a plataforma e o projeto em parceria com a entidade.

RELACIONADOS

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo digital? O Digitalize Podcast recebe os principais C-levels do país!

ESTATUTO

Lorem ipsum pellentesque vitae class dapibus vivamus velit orci, cursus etiam duis purus pulvinar suspendisse feugiat risus, aenean platea purus ligula eget etiam sollicitudin. nullam vitae pulvinar mi risus cubilia tempus, vel vulputate condimentum diam velit erat quam, fames magna tellus non rhoncus. per vivamus magna aliquam justo fringilla sagittis mattis quisque, mi potenti convallis tellus imperdiet praesent nulla, scelerisque proin ligula vitae pulvinar at etiam. curae duis eu ut scelerisque ultrices magna pretium ullamcorper, quam cubilia molestie primis aliquam ad venenatis augue phasellus, consequat potenti curabitur cras nullam torquent molestie.

Desenvolvida e mentorada por membros do Movimento Inovação Digital, a Universidade Digitalize reúne as principais empresas digitais para te ensinar o passo a passo da digitalização do seu negócio. Se você quer aprender a vender um produto ou serviço em sites, redes sociais e aplicativos, seu lugar é aqui. Acesse materiais e aulas elaborados pelos líderes do ecossistema digital.