Além da Inovação: Regulação e Diferencial Competitivo.

100 a 150 milissegundos. Essa é a duração de um piscar de olhos. No mundo corporativo a velocidade de um “piscar de olhos” é medida a partir da posição do negócio em relação às mudanças de cenário econômico, regulatório, dos consumidores e, logicamente, da concorrência. E tudo acontece muito rápido, mesmo. Para prosperar em um ambiente cada vez mais dinâmico, é preciso inovar, é preciso mover-se para frente.

Essa máxima vale para todos: pequenas, médias e grandes organizações. O “piscar de olhos” pode ser a exata medida que você fica para trás enquanto os outros players, mais alertas, correm a léguas de distância, cada vez mais. Neste cenário, é preciso assumir os riscos da inovação utilizando toda inventividade, sistemas, formas de gerenciamento e novas tecnologias de forma estratégica sem deixar de considerar as leis e as regulações como um fator crítico que, muitas vezes, é também um diferencial competitivo aos olhos do cliente — hoje, a bola da vez, é a privacidade e proteção de dados pessoais.

Mas como relacionar privacidade e proteção de dados com inovação? E o payback do investimento neste tema, vale a pena?

Dois relatórios publicados anualmente pela Cisco, talvez tragam uma parte da resposta para estas perguntas. Na última edição do Data Privacy Benchmark Study, publicado em janeiro, e do Consumer Privacy Survey, de outubro do ano passado, alguns dados chamaram a atenção:

  • 94% das empresas reportaram que seus clientes não comprariam deles se não protegessem seus dados adequadamente.
  • Um terço dos consumidores já adotaram alguma ação para proteção de seus dados, como pedir a exclusão de informações pessoais;
  • 78% das empresas reportam benefícios na agilidade e inovação, por conta dos investimentos em proteção de dados.
  • 80% das empresas identificaram uma melhora na fidelização e confiança construída com seus consumidores, por conta de seus programas de privacidade.

Mas talvez o dado mais interessante obtido na pesquisa da Cisco foi o retorno que as empresas identificaram em relação aos investimentos feitos em proteção de dados: 30% das empresas reportaram de 2 a 5 vezes o ROI destes investimentos, sendo que o valor anual médio gasto por estas organizações foi de 2,9 milhões de dólares.

Para finalizar, a idade dos consumidores impacta bastante em como eles percebem essas ações de proteção de seus dados. A pesquisa da Cisco identificou que quanto mais jovens, maior é a propensão destes consumidores se preocuparem com seus dados e tomarem ações efetivas para protegê-los.

Isso tudo reforça a mensagem de que inovar, protegendo a privacidade e os dados de seus clientes vai muito além de uma obrigação regulatória. É uma questão de sobrevivência do negócio no longo prazo.

O que fazer para melhorar a percepção de meus clientes em relação à proteção de dados?

  • Investir nos cuidados com transparência e dados coletados durante a jornada do usuário;
  • Métodos eficazes de comunicação de práticas de privacidade – uso de legal design e visual law para estruturação de avisos de privacidade;
  • Estruturação de programas robustos de governança de dados pessoais.

Autores:
Henrique Fabretti Moraes, Sócio do Opice Blum Advogados.
Ricardo Nery, Advogado do Opice Blum Advogados.

RELACIONADOS

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo digital? O Digitalize Podcast recebe os principais C-levels do país!

ESTATUTO

Lorem ipsum pellentesque vitae class dapibus vivamus velit orci, cursus etiam duis purus pulvinar suspendisse feugiat risus, aenean platea purus ligula eget etiam sollicitudin. nullam vitae pulvinar mi risus cubilia tempus, vel vulputate condimentum diam velit erat quam, fames magna tellus non rhoncus. per vivamus magna aliquam justo fringilla sagittis mattis quisque, mi potenti convallis tellus imperdiet praesent nulla, scelerisque proin ligula vitae pulvinar at etiam. curae duis eu ut scelerisque ultrices magna pretium ullamcorper, quam cubilia molestie primis aliquam ad venenatis augue phasellus, consequat potenti curabitur cras nullam torquent molestie.

Desenvolvida e mentorada por membros do Movimento Inovação Digital, a Universidade Digitalize reúne as principais empresas digitais para te ensinar o passo a passo da digitalização do seu negócio. Se você quer aprender a vender um produto ou serviço em sites, redes sociais e aplicativos, seu lugar é aqui. Acesse materiais e aulas elaborados pelos líderes do ecossistema digital.