Inovação Sustentável no Digital: MID nomeia líder do Comitê de Sustentabilidade

Raquel Keiroglo, do Mercado Livre, assume a liderança do comitê de Sustentabilidade do MID, impulsionando a integração de práticas ambientais responsáveis nas estratégias de empresas digitais para um impacto positivo.

Em tempos impulsionados pela inovação tecnológica e pela expansão digital, a sustentabilidade emerge como um pilar fundamental, desafiando empresas e plataformas digitais a repensarem suas operações, estratégias e impactos. A consciência sobre as questões de sustentabilidade tem crescido exponencialmente, impulsionada tanto pela demanda dos consumidores por práticas empresariais responsáveis quanto pela urgência climática global. Em meio a este contexto, o papel de Sustentabilidade Corporativa torna-se cada vez mais central, servindo como um guia para as empresas que buscam não apenas prosperar mas também contribuir positivamente para o planeta e a sociedade.O MID, reconhecendo a importância dessa tendência, fortalece seu compromisso com a sustentabilidade ao dar as boas-vindas a 

Raquel Keiroglo, gerente Ambiental do Mercado Livre no Brasil, como a nova líder do comitê de Sustentabilidade. Raquel traz consigo uma rica experiência e uma visão estratégica sobre como integrar práticas sustentáveis ao core business das empresas digitais.

Raquel iniciou sua carreira como engenheira ambiental, formada pela Unesp em 2010. Sua trajetória é marcada por uma série de experiências em diversos setores, sempre focando na gestão ambiental. A chegada ao Mercado Livre em 2022 foi um marco, onde assumiu o desafio de liderar a agenda ambiental da companhia no Brasil.

“Trabalhar com sustentabilidade é desafiador, mas ao mesmo tempo gratificante. Nos últimos tempos, a visibilidade crescente do tema tem sido um impulso significativo”, comenta Raquel sobre sua jornada. Essa trajetória reflete a crescente importância de profissionais dedicados a integrar sustentabilidade nas estratégias empresariais, especialmente em setores inovadores e de rápido crescimento como o digital.

A relação entre plataformas digitais e sustentabilidade pode não ser imediatamente aparente, mas é profundamente interconectada. Desde a governança até a inclusão digital e o impacto ambiental direto, como emissões de carbono e consumo de energia, a sustentabilidade está intrinsecamente ligada ao sucesso e à inovação no espaço digital.

Raquel vê a abordagem de sustentabilidade corporativa como uma questão de sustentabilidade do negócio, um divisor de águas para o futuro das empresas. “Será (se já não é) o divisor de águas entre a continuidade ou não de uma empresa no futuro”, afirma, destacando a importância de uma abordagem sustentável para a resiliência e competitividade a longo prazo.O setor digital enfrenta desafios ambientais específicos, principalmente relacionados ao consumo de energia e às emissões de carbono. Para o Mercado Livre, assim como para outras empresas do setor, o foco está em abordar essas questões de forma responsável. “O consumo de energia elétrica é um tema comum dentre todo o setor digital”, ressalta Raquel, apontando para a necessidade de estratégias eficazes que minimizem o impacto ambiental das operações digitais.

Como líder do comitê de Sustentabilidade do MID, Raquel espera contribuir com sua expertise para unir forças com outras empresas, fortalecendo a agenda de sustentabilidade tanto no âmbito público quanto privado. “Acredito que impacto positivo se constrói em conjunto!”, expressa Raquel, reforçando a importância da colaboração e da ação coletiva para alcançar um impacto ambiental positivo mais amplo.

O envolvimento de Raquel Keiroglo no comitê de Sustentabilidade é um passo significativo para o MID e para os nossos associados, simbolizando um compromisso renovado com práticas empresariais que respeitam e promovem a sustentabilidade. À medida que avançamos em direção a um futuro digital mais verde, o trabalho colaborativo no comitês será essencial para inspirar e guiar as empresas rumo a um impacto ambiental positivo.

RELACIONADOS

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo digital? O Digitalize Podcast recebe os principais C-levels do país!

ESTATUTO

Lorem ipsum pellentesque vitae class dapibus vivamus velit orci, cursus etiam duis purus pulvinar suspendisse feugiat risus, aenean platea purus ligula eget etiam sollicitudin. nullam vitae pulvinar mi risus cubilia tempus, vel vulputate condimentum diam velit erat quam, fames magna tellus non rhoncus. per vivamus magna aliquam justo fringilla sagittis mattis quisque, mi potenti convallis tellus imperdiet praesent nulla, scelerisque proin ligula vitae pulvinar at etiam. curae duis eu ut scelerisque ultrices magna pretium ullamcorper, quam cubilia molestie primis aliquam ad venenatis augue phasellus, consequat potenti curabitur cras nullam torquent molestie.

Desenvolvida e mentorada por membros do Movimento Inovação Digital, a Universidade Digitalize reúne as principais empresas digitais para te ensinar o passo a passo da digitalização do seu negócio. Se você quer aprender a vender um produto ou serviço em sites, redes sociais e aplicativos, seu lugar é aqui. Acesse materiais e aulas elaborados pelos líderes do ecossistema digital.