PMEs: os desafios dos novos empreendedores nas plataformas digitais

Durante a pandemia, algumas pesquisas apontaram, para mais ou para menos, que aproximadamente 70% das pequenas e médias empresas (PMEs) atuavam em plataformas digitais, sejam elas redes sociais ou marketplaces de vendas.

Em muitos casos, a migração para as plataformas digitais tinha um caráter provisório, quase uma adaptação digital improvisada. Mas, em pouco tempo, o que era provisório se tornou o "núcleo" do negócio. Somente no primeiro trimestre deste ano, mais de 1,3 milhão de novas empresas foram abertas (quase 10% a mais em comparação com o mesmo período de 2022), sendo que 93% eram PMEs e muitas delas nativas digitais.

E o que significa ser uma pequena ou média empresa nativa digital? É exatamente aqui que começam os próximos desafios.

Empreender no mundo digital vai muito além da compreensão sobre fluxo de caixa. Pequenas e médias empresas precisam dominar técnicas de marketing digital, adotar boas práticas de relacionamento com o cliente (o tão falado customer experience), estar atentas às novidades tecnológicas, além de acompanhar os debates em andamento sobre a regulação da economia digital.

O Movimento Inovação Digital (MID) está atento a esse movimento. Em parceria com a Hotmart, uma startup de educação, a entidade promoveu a primeira edição do Fórum Digitalize, focando no debate sobre os novos desafios do empreendedorismo nas plataformas. O primeiro encontro abordou as novidades tributárias e legislativas para as PMEs, além de tratar de tendências em tecnologia e outros temas. É hora de vocês, empreendedores, acompanharem esse movimento de digitalização irreversível. Fiquem ligados!

Desbravando o mercado digital: estratégias e regulações para o sucesso empresarial

O painel discutiu os pilares estratégicos de negócios digitais, tais como as questões tributárias, fiscais, entre outras

Cumprindo as obrigações financeiras no mundo digital

Neste encontro, especialistas apontaram os pontos cruciais sobre a regularização dos negócios digitais: se alguém quer continuar trabalhando como pessoa física, quais perdas ela pode esperar?

Um olhar técnico e futurista para perenizar o seu negócio digital

O painel contou com especialistas do mundo digital, que se reuniram para discutir as tendências e desafios que cercam a manutenção e o crescimento de negócios digitais

Confira os vídeos do Digitalize:

Acompanhe o Digitalize nas nossas redes sociais:

REALIZAÇÃO:

APOIO:

MÍDIA OFICIAL:

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no universo digital? O Digitalize Podcast recebe os principais C-levels do país!

ESTATUTO

Lorem ipsum pellentesque vitae class dapibus vivamus velit orci, cursus etiam duis purus pulvinar suspendisse feugiat risus, aenean platea purus ligula eget etiam sollicitudin. nullam vitae pulvinar mi risus cubilia tempus, vel vulputate condimentum diam velit erat quam, fames magna tellus non rhoncus. per vivamus magna aliquam justo fringilla sagittis mattis quisque, mi potenti convallis tellus imperdiet praesent nulla, scelerisque proin ligula vitae pulvinar at etiam. curae duis eu ut scelerisque ultrices magna pretium ullamcorper, quam cubilia molestie primis aliquam ad venenatis augue phasellus, consequat potenti curabitur cras nullam torquent molestie.

Desenvolvida e mentorada por membros do Movimento Inovação Digital, a Universidade Digitalize reúne as principais empresas digitais para te ensinar o passo a passo da digitalização do seu negócio. Se você quer aprender a vender um produto ou serviço em sites, redes sociais e aplicativos, seu lugar é aqui. Acesse materiais e aulas elaborados pelos líderes do ecossistema digital.